Sobre o Seminário

Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: Desafios Teórico-Metodológicos

As pesquisas em telejornalismo têm se desenvolvido no país em torno de questões como as representações de identidades, os aspectos político-ideológicos, a relação com a audiência, os elementos discursivos contemporâneos, entre outros. O principal objetivo do “Seminário Internacional Análise do Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos” é promover uma interlocução entre pesquisadores de telejornalismo do país e do exterior, focando na pluralidade dos aspectos conceituais e procedimentos metodológicos que permitam o avanço do campo da comunicação. Entre os temas previstos para discussão encontram-se as contribuições da semiótica para análise de telejornalismo, os desafios da pesquisa empírica, a perspectiva dos Estudos Culturais na relação entre produtos jornalísticos, poder e cultura, e a análise histórica do telejornalismo.

O seminário ocorre por ocasião da comemoração dos dez anos do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, criado em 2001 pela professora doutora Itania Maria Mota Gomes, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1C. O GPAT tem como propósito produzir e operacionalizar uma metodologia para análise de produtos jornalísticos televisivos, a partir de uma perspectiva dos Estudos Culturais que considere o telejornalismo enquanto categoria cultural. Ao longo desses dez anos, cerca de 35 estudantes já passaram pelo grupo de pesquisa, entre alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, o GPAT conta com quatro doutorandos, três mestrandas, dois bolsistas de iniciação científica, uma bolsista de apoio técnico e uma bolsista de pós-doutorado, além de dois alunos da graduação que são bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e sete voluntários. Já foram produzidas uma tese de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 20 monografias de graduação, além de artigos, capítulos de livro, trabalhos apresentados em eventos e publicados em anais.