Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: Desafios Teórico-Metodológicos

Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos

As pesquisas em telejornalismo têm se desenvolvido no país em torno de questões como as representações de identidades, os aspectos político-ideológicos, a relação com a audiência, os elementos discursivos contemporâneos, entre outros. O principal objetivo do “Seminário Internacional Análise do Telejornalismo: desafios teórico-metodológicos” é promover uma interlocução entre pesquisadores de telejornalismo do país e do exterior, focando na pluralidade dos aspectos conceituais e procedimentos metodológicos que permitam o avanço do campo da comunicação. Entre os temas previstos para discussão encontram-se as contribuições da semiótica para análise de telejornalismo, os desafios da pesquisa empírica, a perspectiva dos Estudos Culturais na relação entre produtos jornalísticos, poder e cultura, e a análise histórica do telejornalismo.

O seminário ocorre por ocasião da comemoração dos dez anos do Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo (GPAT), do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA, criado em 2001 pela professora doutora Itania Maria Mota Gomes, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 1C. O GPAT tem como propósito produzir e operacionalizar uma metodologia para análise de produtos jornalísticos televisivos, a partir de uma perspectiva dos Estudos Culturais que considere o telejornalismo enquanto categoria cultural. Ao longo desses dez anos, cerca de 35 estudantes já passaram pelo grupo de pesquisa, entre alunos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, o GPAT conta com quatro doutorandos, três mestrandas, dois bolsistas de iniciação científica, uma bolsista de apoio técnico e uma bolsista de pós-doutorado, além de dois alunos da graduação que são bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e sete voluntários. Já foram produzidas uma tese de doutorado, 10 dissertações de mestrado e 20 monografias de graduação, além de artigos, capítulos de livro, trabalhos apresentados em eventos e publicados em anais.


Sobre analisedetelejornalismo

O Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo foi criado em 2001 e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Coordenado pela Dr. Itania Maria Mota Gomes, o grupo trabalha com a análise de programas telejornalísticos a partir da perspectiva teórico-metodológica dos cultural studies em associação com os estudos de linguagem, abordagem que implica a consideração de aspectos ao mesmo tempo históricos, sociais, ideológicos e culturais do telejornalismo.
Esta entrada foi publicada em GPAT, sobre o seminário. ligação permanente.

Uma resposta a Seminário Internacional Análise de Telejornalismo: Desafios Teórico-Metodológicos

  1. Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s